Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Documentos da Rede

Protocolo de Cooperação Manual de Procedimentos do Portal

Ana Paula Figueira - outubro 2014

Ana Paula Figueira Este mês, o destaque vai para uma autora alentejana: Ana Paula Figueira. Ana ...

Concurso Nacional de Leitura 2018

A BEC (Biblioteca escolar de Cuba) participa, como é habitual, no Concurso Nacional de Leitura,...

dezembro 2016

Em dezembro há férias, logo...há tempo para ler +!Eis as nossas sugestões par o mês de dezembro:Pré...

  • Documentos da Rede

    Quinta, 11 Março 2010 17:52
  • Ana Paula Figueira - outubro 2014

    Terça, 28 Outubro 2014 10:34
  • Concurso Nacional de Leitura 2018

    Terça, 09 Janeiro 2018 12:43
  • dezembro 2016

    Segunda, 12 Dezembro 2016 14:42
  • CONVITE: Apresentação do Livro de Jorge Serafim "A Minha boca parece um deserto"

    Sexta, 30 Maio 2014 08:50
Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

Semana da Leitura 2011

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Semana da Leitura da Biblioteca Escolar de Cuba teve, uma vez mais, a parceria da Biblioteca Municipal. As diferentes atividades realizaram-se, portanto, em espaços distintos, o que permitiu levar a leitura a diferentes lugares e públicos. Houve estórias d'(en)cantar nas bibliotecas das freguesias que abordaram a temática sugerida pelo Plano Nacional de Leitura; houve visitas guiadas à Biblioteca Municipal, houve Ler a 2, houve cinema, houve teatro no auditório da EB Fialho de Almeida, houve poesia à solta nas ruas da vila no Dia Mundial da Poesia, houve encontro com a escritora Ana Maria Magalhães na BE de Cuba e no auditório da EB, houve concurso de leitura.

Houve atividades em torno da leitura para todos os alunos. Porque ler é fundamental!

Actualizado em Quarta, 23 Março 2011 17:41
 

Poesia à solta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Clube de Leitura da EB Fialho de Almeida "Os Thekas" tem agora um novo nome: em homenagem a Fialho de Almeida, a nova designação é "Os Gathekas". Se há ratos de biblioteca, o certo é que também há gatos de biblioteca! Que o diga, Agostinho da Silva que partilhava as suas leituras com os seus gatos. Muda o nome, persistem as atividades do clube: Neste mês, Os Gatekas leram diversos poemas de autores portugueses e estrangeiros e selecionaram os seus favoritos para lerem na atividade "Poesia à solta", no Dia Mundial da Poesia (21 de março). Desta atividade consta um percurso por alguns locais da vila onde Os Gathekas leem as suas poesias. Este ano, o roteiro teve início na Biblioteca escolar.

 

Actualizado em Quarta, 23 Março 2011 11:18 Continuar...
 

Março: há Fialho de Almeida, há poesia, há leitura!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 


Cada presente do indicativo do verbo haver do título poderia ser uma interjeição, um hino a cada um dos sujeitos. Março é o mês do centenário da morte do escritor Fialho de Almeida, alentejano de Vila de Frades, residente, num período da sua vida, em Cuba, vila onde veio a morrer. Março é o mês da poesia, que se comemora no dia 21. Março é a Semana da leitura, uma iniciativa do PNL (Plano Nacional de Leitura), cujo objetivo é estimular dinâmicas e ambientes de leitura que envolvam toda a escola e se alarguem à comunidade. O tema sugerido para este ano é a relação Leitura - Energia - Floresta, conjugando assim a Semana da Leitura com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente com o ambiente e a sustentabilidade.
Fialho de Almeida morreu há cem anos e a evocação da data tem lugar de destaque em Cuba. As atividades evocativas resultam de uma articulação entre as câmaras  de Cuba e Vidigueira, a Junta de Freguesia de Vila de Frades e a colaboração da Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba (EB). Na sexta-feira, dia 4 é de dia de inauguração da exposição sobre a vida e a obra de fialho de Almeida, na Biblioteca Municipal de Cuba e, logo a seguir, Conversas.Com Fialho de Almeida. São convidados o Professor Cândido Franco e o Doutor Palminha da Silva e colaboram os alunos da EB e os membros do Clube de Leitura da RBCC (Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba). No sábado, dia 5, é dia de romagem ao jazigo do escritor. A romagem inclui um roteiro pela casa do escritor e pelo monumento a Fialho, antes do percurso final da romagem, até ao jazigo, no cemitério de Cuba. Nesta romagem, a colaboração dos alunos da EB com leitura de excertos da obra do escritor, o cante alentejano, na voz dos grupos corais da nossa terra e a voz de Eunice Muñoz na leitura de um poema do escritor. O doutor Palminha da Silva fará também um elogio de sua autoria.
Na semana de 14 a 18 há leitura nas bibliotecas. O plano da Semana da leitura define-se em articulação com as bibliotecas escolares e municipal. O momento alto e muito aguardado é no dia 16, com a visita da escritora Ana Maria Magalhães. Destaque ainda, no rol de atividades, para o dia 18, às 21h, no encontro Ler a 2, projeto de leitura a par. Um encontro para pais e filhos com a participação da Trupe Mainante. É de não perder!
Na semana de 21 a 26 há poesia. Na segunda-feira os alunos do Clube de Leitura da EB vão ler poemas pela vila e alguns membros do Clube de Leitura da RBCC acompanham-nos. No dia 25 há Encontro com a Poesia na Biblioteca Municipal.
Mês de março - Ah, Fialho de Almeida! Ah, poesia! Ah, leitura!

Actualizado em Sexta, 18 Março 2011 11:43
 

Fevereiro - Mês dos Namorados

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Fevereiro - Mês dos Namorados

O santo dos namorados parece ter vivido no Século III DC, em Roma. Reza a lenda que Valentim seria um sacerdote cristão contemporâneo do Imperador Cláudio II. O Imperador ao tentar organizar um exército romano, grande e forte, terá encontrado vários obstáculos, pois muitos romanos não se alistavam, dado que não se dispunham a abandonar as suas mulheres e partirem para a guerra. A solução que Cláudio encontrou para este problema foi proibir os casamentos dos jovens.

Valentim, perante tal ordem imperial, ter-se-á revoltado e, contrariando tal disposição, casou muitos pares em segredo. Ao descobrir-se esta conduta Valentim terá sido preso, torturado e decapitado, a 14 de Fevereiro. Por esse facto, no ano de 496, o papa Gelásio terá reservado este dia ao culto de S. Valentim.

Num mês dedicado aos namorados, a Biblioteca Municipal convida-o a ler ou reler o romance da sua vida, a ver ou rever o filme que tantas emoções lhe desperta ou, simplesmente, a namorar ao som daquela música... Vamos, também, falar de Namorados de ontem e de hoje...

Não perca, na Sua Biblioteca!

Ver mais em www.cm-cuba.pt

Actualizado em Quarta, 02 Fevereiro 2011 15:03
 

Apresentação do Livro: Heróis à moda do Alentejo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Município de Cuba apresenta, no dia 29 de Janeiro, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Cuba (BMC), o livro “Heróis à Moda do Alentejo”. Este projecto literário integra oito contos repletos de humor, da autoria de oito autores do Baixo Alentejo que narram histórias mais ou menos heróicas de alentejanos. O principal propósito é divulgar a cultura do Baixo Alentejo, através da magia do conto. A iniciativa está incluída no conjunto de actividades do Clube de Leitura criado, este ano, na BMC e visa cumprir um dos seus principais objectivos: a promoção de leituras.