Num dos editoriais do ano letivo transato assumimos que a formação de cidadãos livres, participativos e conscientes decorre da educação parental e nela ancora. Nesse mesmo editorial referíamos, também, o papel determinante da escola na formação dos homens de amanhã. Ou será que a formação de cidadãos livres, participativos e conscientes decorre da educação escolar e nela ancora, mas a família tem um papel determinante na formação dos homens de amanhã? Em meios semi-rurais, como este em que a escola de Cuba se insere, a cultura escolar nem sempre é devidamente valorizada pelos pais e restante comunidade, pelo que, a escola terá que assumir a sua centralidade na construção de laços que a vinculem à comunidade, nomeadamente, através de ações que envolvam os diferentes atores sociais na sua empresa formadora. A proximidade e parcerias com a comunidade são um dos pontos chave para a sua valorização e, consequentemente, para a formação dos, supra-referidos, cidadãos livres, participativos e conscientes do seu papel na sociedade. assumamos, portanto, que melhorar as atitudes dos alunos, significa intervir, também, a nível da comunidade e das famílias. Diferentes possibilidades de projetos e parcerias proporcionam experiências e aprendizagens que promovem o desenvolvimento de competências ao nível das diferentes literacias. É nesta linha de pensamento que emerge a ação: O Projecto WeBook – Práticas inovadoras de Estímulo à Literacia e ao Envolvimento Parental na Escola - visa contribuir para a redução dos impactos negativos e dos efeitos de médio e longo prazo que os maus hábitos de leitura (ou a sua ausência) promovem nos grupos mais jovens e, consequentemente, nas suas futuras competências pessoais e profissionais. Simultaneamente, pretende-se garantir que o processo de desenvolvimento da literacia nos alunos seja ativamente participado pelas famílias/encarregados de educação, facultando-lhes uma aprendizagem mais sólida e continuada.