A motivação que levou ao desenvolvimento da proposta do projeto Tedy resulta de contactos anteriores a grupos de trabalho estabelecidos entre as organizações envolvidas (desenvolvidos em diferentes iniciativas de cooperação), onde se tornou claro que, no que diz respeito às abordagens e aos métodos de ensino convencionais utilizados com os jovens, existe a necessidade urgente de identificar, desenvolver, testar e partilhar novos métodos, ferramentas, metodologias que atraiam efetivamente os grupos mais jovens de modo a estimular dentre eles a consciência concreta, a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e habilidades básicas. Em estreita ligação com as suas necessidades, todos os parceiros do projeto (Escócia, Itália, Espanha e Letónia) concordaram em construir uma parceria europeia, que poderia resolver os principais problemas e lacunas comuns identificados em contextos escolares em cada região parceira (que geralmente não estão longe de outros níveis nacionais ou europeus). As principais necessidades a ser atendidas são fortemente enquadradas por dois focos diferentes:
- Os jovens, nomeadamente aqueles com menos oportunidades ou enfrentando obstáculos educacionais, sociais ou familiares e que revelam falta de interesse e motivação para a aprendizagem; que abandonam precocemente a escola; que obtêm baixo sucesso escolar; que possuem baixas qualificações básicas e transversais e manifestam uma fraca participação e iniciativa.
- Os parceiros, pela falta de abordagens educativas não-formais/informais; pela necessidade de desenvolverem competências TIC (professores e pessoal não docente); pela oportunidade de cooperação e partilha das melhores práticas; pela "inadequação" de ferramentas e métodos de ensino.
A parceria Tedy estabelece, em consequência, um plano de trabalho que prevê os seguintes objetivos principais:
- Promover a avaliação das competências transversais importantes, e complementar as competências base, isto é, o espírito empreendedor, a cidadania e as competências TIC.
- Promover a inclusão e bem-estar social através da estimulação, capacitação, iniciativa, participação e liderança, mas também através do contributo para solidificar o ecossistema escola-comunidade ;
- Melhorar a realização dos jovens, especialmente os que estão em risco de abandono escolar precoce e com poucas competências de base, através da introdução de recursos educacionais inovadores e mais atraentes no contexto escolar;
- Promover o desenvolvimento profissional, mas também o desenvolvimento pessoal dos grupos-alvo, em TIC (metodologias e ferramentas educacionais e pedagógicas), ou seja, através do processo de desenvolvimento e implementação da plataforma Tedy, que promovem o desenvolvimento e produção de conteúdos didáticos que serão disseminados com recursos educacionais abertos;
- Promover a aceitação de experiências práticas empresariais, iniciativas, soluções e conceitos inovadores em educação e trabalho com jovens, nomeadamente através do apoio a pessoas jovens, a capacitação e ação concreta numa abordagem que cruze as necessidades educativas, os planos curriculares escolares e, que simultaneamente, respeite o espetro dos jovens, isto é, ingenuidade, génio, invenção e interesses particulares;
- Apoiar a produção e adoção de Recursos Educacionais Abertos, ou seja, através do uso amigável, dinâmico e amplamente acessível das TIC, promover a produção de conteúdos educativos em diferentes idiomas europeus, como o Letão, o Português, o Italiano, o Espanhol e o Inglês.
TEDy - worth ideas worth spreading (clique no link para visualizar o vídeo)
A primeira mobilidade do projeto decorreu entre 16 e 22 de novembro na Escócia (Edimburgo). O filme apresenta alguns dos momentos de trabalho e convívio entre os parceiros.