Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Principal Novidades
Novidades

Livros do mês de abril

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No mês de abril, aconselhamos para o 1º ciclo, o livro A festa de anos de Luísa Ducla Soares.

Este livro, em jeito de fábula, conta a história bem disposta de uma avestruz chamada Catrapuz que decide comemorar o seu aniversário na companhia dos seus amigos: a gatita Tita, o cão Sultão, o rapaz Tomás e a foca Pinoca.

_______________________________________________________________________________

Para o 2º e 3º ciclos, aconselhamos ARTEMIS FOWL - O OURO DAS FADAS de Eoin Colfer.

Este livro alia ação, internet e magia e relata as aventuras de Artemis Fowl que conquistaram em todo o mundo uma legião de leitores, sendo um rival à altura de Harry Potter.

Actualizado em Segunda, 04 Abril 2011 10:30
 

livro do mês

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No mês

 

Livros do Mês - Janeiro 2011

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O Homem que não Queria Sonhar de Álvaro Magalhães


Sinopse

Conjunto de sete histórias que transportam o leitor para um universo fantástico no qual segredos fogem de mesinhas de cabeceira, horas de relógio de torre são despedidas por chegarem atrasadas ou dores de cabeça saltam de doentes para médicos fascinadas com as pílulas coloridas do consultório…
Um convite para as crianças se deixarem seduzir pelo sonho e para os adultos recordarem como a imaginação deve fazer parte do quotidiano, lembrando o quanto é perigoso não sabermos sonhar ou ficarmos prisioneiros de falsas ilusões. Histórias que certamente encantarão os mais pequenos e farão pensar os mais crescidos.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e a leitura com apoio do professor ou dos pais.

As Três Pedras do Diabo 1 de Álvaro Magalhães



Sinopse

A Joana reencontra o Gil, o rapaz por quem se apaixonou em Guardado no Coração, e juntos descobrem o túmulo do "homem de cócoras", onde está gravada a seguinte inscrição: "Vim de um planeta distante e vivi entre vós". É também juntos que vão decifrar o enigma das três pedras de fogo que caíram do céu e cuja proveniência se desconhece: para uns, vieram do futuro; para outros, do inferno......
Literatura para jovens amantes de ficção.

Actualizado em Quarta, 12 Janeiro 2011 11:09
 

Autor do Mês - Janeiro 2011

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Álvaro Magalhães


 

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951.
Começou por publicar poesia no início dos anos 80 e, em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças, intitulado História com muitas Letras. Desde então construiu uma obra singular e diversificada, que conta actualmente com mais de três dezenas de títulos e integra contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos.
As suas obras para a infância, onde reina a força do imaginário e da palavra, são o produto de uma sensibilidade espiritualizada que reivindica a totalidade mágica da existência e apelam permanentemente à imaginação e ao sonho, não como formas de escapismo mas como factores poderosos de modelação do ser.
Mais recentemente, acrescentou à sua obra a série Triângulo Jota de narrativas de mistério e indagação, sendo considerado “o primeiro a conseguir reformular e enriquecer, com sucesso, os modelos conhecidos”.
Actualmente com 16 títulos, a Triângulo Jota cativou já perto de um milhão de leitores. Embora a acção dessas histórias seja por vezes vertiginosa, constitui-se como palco para o teatro dos sentimentos. As personagens, expurgadas de infantilidades e artificialismo, são construídas a partir do espaço e do tempo da sua consciência e não pela sua esfera de acção, o que as torna reconhecíveis. A perfeição estrutural dos enredos, um uso peculiar do fantástico e uma “visualidade” quase cinematográfica são algumas das qualidades dessas e de outras obras narrativas do autor.
Considerado um dos mais importantes escritores da sua geração, pela originalidade e singular irreverência da sua obra, Álvaro Magalhães foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura, logo desde o início da sua carreira literária. Recentemente, integrou a delegação portuguesa ao Salão do Livro de Genebra de 2001, em que Portugal foi convidado de Honra. Neste mesmo ano, o título Hipopóptimos – Uma História de Amor foi seleccionado para integrar o Projecto BARFIE (Books and Reading For Intercultural Education), que visa a construção de uma biblioteca europeia composta por obras de reconhecida importância para a promoção da educação intercultural.

Actualizado em Quarta, 12 Janeiro 2011 10:51 Continuar...
 

Autor/a do mês Novembro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Autora do mês

Catarina Fonseca 

Catarina Fonseca nasceu em Lisboa em 1969. É licenciada pela Faculdade de Letras de Lisboa e mestre em Literatura Inglesa. Ainda muito jovem publicou A Malta do 2º C que lhe valeu o Prémio Inasset Inéditos de Literatura Infantil 1988. Mais tarde publicou A Herança, obra merecedora do Prémio Revelação APE 1987 e Adeus, Al Capone. Inicia a sua escrita para adultos com Boi Vermelho. Em 1999 saiu o seu romance O Amansador e, nos últimos anos tem publicado regularmente diferentes obras.

 

Sinopse de algumas das suas obras:

 

A Malta do 2ºC é um livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.
A escola não é só testes, horários, professores, delegados de turma. A escola é também um esqueleto chamado Magalhães, uma antepassada fugida aos franceses, um estraterrestre abandonado no pátio, a Dó-do-Senhor espreitando pelas grades, a Filipa, o Birinhas, a Mão-do-Diabo.

A escola é também o fantasma do reitor Simões, aparecido para assombrar as couves do quintal. A escola é o que a malta do 2.º C foi descobrindo ao longo do ano. À mistura com o sintagma nominal, a Batalha de São Mamede e a regra de três.

 

Instalação para duas cadeiras e um bacalhau da Noruega ou Para que é que ainda serve um homem?

Um livro que faz as mulheres mais inteligentes? Mais magras? Mais loiras? Mais irresistíveis? Mais bem-sucedidas?

Ou é um conjunto de textos muito inteligentes e irresistíveis que acompanham as leitoras nas suas muitas e diárias questões relativamente ao sexo oposto? Ou ao delas?

 

13 Gotas ao Deitar

de Alice Vieira, Leonor Xavier, Rosa Lobato de Faria, Catarina Fonseca, Rita Ferro, Luísa Beltrão

Uma mulher com várias personalidades, um lado negro e mistérios mil por desvendar. Quantos segredos cabem numa vida? Quando seis autoras se juntam para escrever uma história, o resultado é um romance alucinante, onde não faltam mulheres e homens, doenças raras, médicos de índole suspeita, polícias e muito mistério, tudo servido em doses de humor irreverente.

A história, nascida da imaginação de seis mulheres, promete personagens e uma prosa bem viva… apesar das mortes que vão ocorrendo, como é bom de ver. Este romance constitui um divertimento para as seis escritoras que se encontraram (reencontraram, num caso ou noutro) pelo prazer de dar largas à imaginação e escrever, cada uma, dois capítulos do livro.

 

O Clube das Encalhadas

O que é que acontece quando o príncipe encantado não chega? As princesas reúnem-se para apoio mútuo e análise da situação. Do Clube fazem parte Bárbara, Barbie para os amigos, presidente e loira encapotada, Nance, irmã da Barbie e perita em crocodilos, Ana Sofia, vocalista do grupo Hades Querer e Não Hades Poder, e Vanessa, professora de matemática e pós-gótica. O Clube conta ainda com um simpatizante, o Conde Joca, que cede a casa para as reuniões, faz esparguete à bolonhesa e traz a experiência do «outro lado». Pelo meio, entram o Destino, a Dor e a Desgraça, a Máquina do Tempo, um cisne com coroa, os irmãos Cavaco e o Tarzan, um grandioso baile num palácio a sério, alguns amores dramáticos e muitas histórias de família.

 

O Conto da Gazela

Ludwig cresce entre seis tias, a memória da mãe, um pai ausente, um falcão preso e um monge com um metro e vinte, no meio de uma floresta absolutamente silenciosa. Quando faz 15 anos, captura um javali e tudo parece mudar. Ludwig parte para o colégio e chega Bianca, que toma o seu lugar entre o pai e as tias. Mas quando a menina morre misteriosamente, a família desfaz-se à sua volta e já nada será como dantes. Até que, muito tempo depois, uma estranha descoberta é feita junto à casa.

 

A Guardiã

 

Quando Pedro Cabeça de Pedra, herdeiro de toda a praia, casa com Gloriana, uma órfã herdeira de coisa nenhuma a não ser uma boneca, ninguém percebe tão estranho casamento.
À sua volta estão os vivos: as irmãs, Inês e Constança, presas em casa desde os três anos. Afonso, o pai, seu guardião. Três primas com nome de arcanjas e uma jovem tia viúva que abandonou a sua vida para vir morar na praia.

E estão os mortos: Fernando e Isabel, os condes vermelhos, Martírio e Fé, as gémeas de cristal, pais e mães desaparecidos antes de cumprirem todo o seu papel.

E aquilo que os liga: duas premonições, duas casas, duas crianças mortas.

Herdeiros da história da família, Pedro e Gloriana vão ter de encontrar uma forma de resistir àquilo que os afasta.

 

 Com vontade de ler mais? Que tal uma pesquisa no nosso catálogo?

 

Webliografia:

www.wook.pt

Actualizado em Quarta, 10 Novembro 2010 11:58
 


Pág. 7 de 9