Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Principal Novidades
Novidades

Livros do mês

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Este mês propomos...

Para os alunos de 2º e 3º ciclos:

Sinopse:

Um repórter fotogréfico suicida-se depois de ganhar o mais cobiçado prémio internacional, com uma fotografia sobre o massacre de Chiapas, no México. Numa enigmática carta de despedida existe uma frase incompeensível: o que é um homem com um garfo numa terra de sopas?

in, http://www.fnac.pt/Um-homem-com-um-garfo-numa-terra-de-sopas-FABRA-JORDI-SIERRA-I/a187201

Para os alunos de pré-escolar e 1º ciclo:

...Isabel e Nicolau voam no seu barco.Com a ajuda das cegonhas, transformam-no num arca acolhedora. Todos os que sofrem na Terra têm lugar a bordo...1800 crianças de todo o mundo trabalharam com Quentin Blake para fazer descolar esta assombrosa história.

in, http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/um-barco-no-ceu/9789728781637/

 

Boas Leituras!

 

Livros do Mês

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


Pré-escolar e 1º ano de escolaridadeEste é o livro do mês, que apresentamos como sugestão de leitura para o . Vem requisitá-lo!

Livro do mês

Sinopse - O Pato Camponês de Martin Waddell

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de Português do 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.

Era uma vez um pato que tinha o azar de viver com um camponês preguiçoso. Enquanto o pato trabalhava, o camponês ficava na cama — até que um dia os outros animais decidiram entrar em acção.
Para os alunos de 2º ciclo sugerimos A Cerejeira da Lua e outras histórias chinesas, de António Torrado
A cerejeira da lua
Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I. 

A Cerejeira da Lua e outras Histórias Chinesas reúne um total de 4 histórias, sendo uma delas inédita e tendo as restantes três sido já publicadas separadamente, em 1990, pelo Instituto Cultural de Macau. As ilustrações, realizadas propositadamente para esta edição, são de Alain Corbel, ilustrador francês residente em Portugal e galardoado com o Prémio Nacional de Ilustração relativo a 2002.
 

Livros do mês - outubro 2011

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

1º ciclo

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Imagine um canteiro no qual, para além das flores, nascem livros. Imagine uma criança que estabelece com esses livros uma relação de cumplicidade e de mistério que se transforma num segredo bem guardado. O Canteiro dos Livros é uma narrativa para crianças que os adultos podem fruir e partilhar e na qual se celebra a paixão pelos livros e pela leitura. Aqui, evidencia-se a importância que têm nas nossas vidas o saber e a magia que habitam nos livros. Este livro é da autoria de José Jorge Letria, conhecido jornalista, dramaturgo, poeta e autor, que possuí uma vasta obra para crianças e jovens.

(in, http://www.wook.pt/ficha/o-canteiro-dos-livros/a/id/190079)

_________________________________________________________________________________

2º ciclo

SINOPSE

Ela ficou a olhar para o carro, até que ele desapareceu  ao fundo da rua. Depois correu para casa
abriu a porta, atravessou o corredor,  entrou no quarto, abriu a gaveta, encontrou a agenda. Teclou o número no telemóvel.  Ela sabe que vai finalmente regressar a casa.

Diz-se muitas vezes que a nossa vida é um palco. No caso de Branca, que nasceu no meio de uma enorme salva de palmas, a expressão é mesmo para ser levada à letra - como, mais tarde, ela acabará por perceber.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

(in, http://www.editorial-caminho.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=12363)

Actualizado em Sexta, 16 Dezembro 2011 11:33
 

Livros do mês de junho 2011

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

As propostas da BEC para o mês de junho são ótimas leituras para férias:

Para os mais pequenos sugerimos a leitura do livro O dia em que a mata ardeu, de José Fanha.

 

Trata-se de um livro do Plano Nacional de Leitura, recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente para os 3º, 4º, 5º e 6 anos de escolaridade.A narrativa, perspectivada no âmbito da formação cívica, aborda a temática dos incêndios, procurando sensibilizar os mais novos para este verdadeiro e preocupante flagelo nacional. Verão a chegar, o que podemos fazer para prevenir incêndios?

Conjugando o rigor de um pedagogo no terreno há já vários anos e a subtileza da escrita de um grande autor que é também actor, José Fanha veicula a mensagem implicita no slogan: Portugal sem fogos depende de todos.

Adaptado de http://www.wook.pt

Para os mais crescidos, a sugestão é O Gato de Uppsala, de Cristina Carvalho.

Este é, também, um livro do Plano Nacional de Leitura recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula. Também recomendado para as Novas Oportunidades, destinado a leitura autónoma - Grau de Dificuldade II.

Esta é uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo - o grande e rico Vasa - navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia. Quis o destino que, no dia 10 de agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato.

In, http://www.wook.pt

Claro que, nas férias, haverá muitas outras sugestões de leitura. Afinal, é agora que temos tempo para devorar livros!

Boas leituras :)

 

Livros do mês de maio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Literatura infantil

Pichon, L. A Formiga Horripilante
Era uma vez uma formiga horripilante, que era muito, mas mesmo muito feia. Todos os outros bicharocos também eram feios, mas ela era de longe a mais feia de todos... Tinha uns olhos enormes e MUITO vesgos, uma cabeça disforme e cheia de tremeliques, umas costas com muitos pêlos ... grandes e ásperos, e umas pernas roxas, todas tortas... Era também uma vez um bicharoco vermelho às pintinhas, com olhos pequeninos, para se esconder nas cerejas. E outro bicharoco magricelas, com costas macias e verdes para se confundir com as folhas. Mas a formiga horripilante, pobrezinha, só tem uns olhos vesgos e umas costas cheias de pêlos. Como é que ela se vai escapar ao bico de um passaroco esfomeado à procura de uma refeição suculenta de seis patas?
In, http://www.wook.pt/ficha/a-formiga-horripilante/a/id/8982198

Literatura Juvenil

James e os seus colegas infiltram-se num culto australiano, Os Sobreviventes, depois de descobrirem indícios de uma potencial ligação ao grupo terrorista Ajudem a Terra.
O quartel-general do culto está completamente isolado no deserto australiano, a vários quilómetros da cidade mais próxima.
É a missão mais difícil até ao momento, porque James será obrigado a obedecer às rígidas regras por que o culto é famoso e resistir às técnicas de lavagem cerebral que usa para cativar os seus seguidores.
Desta vez, James não só terá de combater terroristas, mas também lutar para preservar a sua própria sanidade.

in, http://www.wook.pt/ficha/a-seita/a/id/1456866

 


Pág. 6 de 9