Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Noticias

Dia da Mulher 2011

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Celebrar o Dia da Mulher pode parecer-nos, nos nossos dias, despropositado. Nas últimas décadas as mulheres conquistaram um lugar na sociedade que lhes era negado. A interrogação sobre a pertinência deste dia persistem, embora estejamos longe do ano de 1857, quando as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocuparam a fábrica e reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Em causa estavam também grandes injustiças: nas suas 16 horas, estas mulheres recebiam menos de um terço do salário dos homens. Na sequência do protesto, as grevistas foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Este penoso protesto teve ecos em 1910, quando, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Voltamos então à questão inicial, a da pertinência da comemoração deste dia nos países ditos civilizados. O que querem ainda as mulheres? Lembrar que a condição feminina não é igual em todo o mundo e chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher. Pretende-se, essencialmente, levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Webliografia:
http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/Temas/direitos_mulher/

Actualizado em Terça, 22 Março 2011 10:48
 

Escritos de Amor - Dia dos Namorados

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Dia dos Namorados


Resultado do concurso "Escritos de amor"
De 10 a 14 de fevereiro, a Biblioteca Escolar promoveu o concurso "Escritos de amor". Cada concorrente podia apresentar três tipos de texto:
  • SMS
  • E-Mail
  • Carta
Dos cinquenta escritos a concurso, selecionámos a vencedora, a Catarina Guerreiro, do 6º ano, turma A, cuja carta aqui apresentamos:
"Este simples gesto é só para te dizer algumas palavras que, em alguns momentos, me ficaram presas na garganta, ou que por outro motivo não te disse.
Quando estou contigo, o meu coração bate mais forte, os meus olhos brilham, o meu sorriso aumenta, a minha face fica corada, as minhas pernas tremem, as minhas mãos suam...
Comecei a ficar preocupada e consultei um médico, o doutor "Cúpido".Ele sorriu e disse-me:
- O teu problema é grave. Foste atingida por uma das minhas setas. Estás apaixonada.
Por ti, acrescento eu.
Catarina Guerreiro
Actualizado em Quinta, 17 Fevereiro 2011 11:45
 

TEP@CUBA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Projecto TEP@cuba foi aprovado no âmbito da iniciativa “Aprender e Inovar com TIC” tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dos equipamentos disponíveis nas escolas. A iniciativa apoiará projectos inovadores que promovam a utilização educativa das TIC e privilegiem o seu uso no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a utilização de plataformas de gestão da aprendizagem pela comunidade educativa e a produção e partilha de recursos educativos digitais.

Será implementado entre março de 2011 e agosto de 2013.

Actualizado em Segunda, 14 Fevereiro 2011 09:52
 

Apresentação do Livro: Heróis à moda do Alentejo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Município de Cuba apresenta, no dia 29 de Janeiro, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Cuba (BMC), o livro “Heróis à Moda do Alentejo”. Este projecto literário integra oito contos repletos de humor, da autoria de oito autores do Baixo Alentejo que narram histórias mais ou menos heróicas de alentejanos. O principal propósito é divulgar a cultura do Baixo Alentejo, através da magia do conto. A iniciativa está incluída no conjunto de actividades do Clube de Leitura criado, este ano, na BMC e visa cumprir um dos seus principais objectivos: a promoção de leituras.


 


Pág. 11 de 18