Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Principal Editoriais Ano Novo, Vida Nova!

Ano Novo, Vida Nova!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Ano Novo, Vida Nova!


Planos para o novo ano: cumprir uma lista infindável de intenções, que …. não dão em nada. Salvo raras exceções, claro. Desejos? Muitos. Uma vida melhor para todos. Cliché, claro. Certezas no campo das letras? Algumas: novos livros, por exemplo, o de Julian Assange, criador do WikiLeaks, deve sair neste começo de 2011. Um manual sobre Como escapar à crise deveria obrigatoriamente sair – título? Novas Esperanças.

Continuando: mais leituras a fazer e maior frequência de bibliotecas e livrarias seria um bom plano de intenções literárias. Ainda na linha das intenções, que tal explorar a blogosfera, cada vez mais profícua na divulgação literária e com críticas muito válidas? E instalar o Lynce, o software que permite converter os nossos textos segundos as normas do acordo ortográfico (AO)?  Ainda que subsistam críticas ao AO – leia-se, por exemplo, esta, retirada do blogue apenas2minutosdeatencao.blogspot.com, “Os dicionários serão re-escritos, os livros re-publicados, e os correctores ortográficos vão-nos obrigar a fazer um update ao nosso computador. E o que vai ser feito aos livros anteriores? E aos dicionários? Serão considerados irremediavelmente perdidos porque passam a ter erros ortográficos?”, o que é certo, é que o AO já se encontra em fase de implementação e a transição decorre durante este ano.


Pelo risco que corremos de perdermos o comboio da atualização ortográfica, o nosso conselho é que se esqueçam as querelas dos prós e dos contras e se comece o ano com a descoberta do dito acordo. E pode ser que se descubra que, afinal, o AO vem facilitar a vida aos novos aprendentes da língua escrita. Quanto a nós, já passámos suavemente por algumas mudanças ortográficas e não nos manifestamos por aí além: desde quando deixamos de escrever Victor, Baptista e ruptura, por exemplo? E não nos habituámos? Para os reticentes fica o exercício de leitura de um texto de 1910, na véspera de um outro acordo ortográfico: “ O Manoel pegou no cavallo e foi à pharmácia porque tem rhinite. Lá, encontrou o Victor que lhe disse que o senhor seu pai tem febre typhoide, um martiryo! O Victor disse-lhe também que está a estudar na escola polytechnica, em Beja“.


Um Bom Ano para todos!


Webliografia citada:
http://apenas2minutosdeatencao.blogspot.com/2010/08/criticas-acordo-ortografico-sim-nao.html