Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Principal Editoriais Era uma vez a República

Era uma vez a República

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Era uma vez a República…

“Já passaram 100 anos depois dessa data tão importante para a nossa história recente que é o 5 de Outubro de 1910 em que foi dado fim à Monarquia e se deu a Implantação da República.

Muitas vezes falamos com à vontade de Presidentes e Reis, de momentos históricos determinantes, revoluções, guerras, etc. Mas, quando queremos explicar quem eram essas personalidades, que obras fizeram, porque é que se deram as revoluções em determinado momento e que consequências tiveram, ficamos engasgados (…).

Será que todos sabemos o que é uma República? Qual a diferença entre a República e a Monarquia? E o mapa cor-de-rosa, quem o desenhou? Como nasceu o Hino Nacional? Como se escolheu a nova bandeira portuguesa? Quem era eleito para o Parlamento? (…)

São muitas as perguntas que nos vêm à boca quando falamos do 5 de Outubro de 1910…”

(in “Era uma vez a República”- José Fanha, pp.11)

Queremos partilhar consigo ideias, palavras, imagens deste período histórico … contar e recontar a estória da nossa história republicana. Aceite o nosso convite, consulte o programa das Comemorações do Centenário da Republica em http://www.cm-cuba.pt e participe!