Sempre que se assinala um dia especial, ficamos com a sensação que o sentido correto seria que não houvesse apenas um dia a assinalar essa data, mas que todos os dias fossem esse dia especial. O Dia da Internacional da Pessoa com Deficiência não é diferente e a reflexão introdutória baseou-se na observação de uma aluna do Agrupamento de Escolas de Cuba que participou nas atividades promovidas na Biblioteca Escola: "mas não devemos respeitar e ajudar as pessoas com deficiência todos os dias?". Com efeito, assim é, todavia, os dias especiais têm uma função bem específica, que é precisamente, não permitir que se banalize este dever e acabar por esquecer que todos os dias, são dia da pessoa com deficiência.
No Agrupamento de Escolas de Cuba, assinalou-se entre os dias 3 e 10 de dezembro este dia especial com diferentes atividades no auditório, na biblioteca e nas salas de aula com diferentes temáticas: "O direito ao respeito", "O direito à leitura", "O direito à expressão", "O direito ao desporto", "O valor dos direitos" e, no encerramento das atividades, "lançar dos direitos".
No entusiasmo da participação coletiva, houve espaço para a reflexão e produção de pequenos textos coletivos, gargalhadas nas dramatizações e oferta de bolos confecionados pelos alunos da unidade de multideficiência do agrupamento.
As fotos testemunham alguns dos momentos das atividades realizadas na biblioteca escolar: