Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Noticias

Joaquim Palminha da Silva

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Faleceu, no passado dia 15 de novembro, Joaquim Palminha Silva (Évora,1945-2015).  Licenciado em História pela Faculdade Letras da Universidade de Lisboa, trabalhou na área da Sociologia da Cultura e da História. Foi funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros/Secretaria de Estado dos Consulados e das Comunidades Portuguesas e, no final dos anos noventa, da Câmara Municipal de Cuba. Foi fundador da «Associação Cultural Fialho de Almeida» (Cuba). Da sua vasta obra, destacamos duas, pela conexão que estabelece com a Câmara Municipal de Cuba e a Associação Cultural Fialho de Almeida: Poetas da Nossa Terra (recolha e antologia dos poetas populares do Concelho de Cuba), 1997 e Bibliografia Passiva de Fialho de Almeida, Beja, 2000. Para conhecer um pouco melhor a vida e obra recomendamos: 

http://aviagemdosargonautas.net/apresentacao-do-argonauta-joaquim-palminha-silva/ 

http://www.tsf.pt/vida/artes/interior/aos-domingos-com-fialho-joaquim-palminha-silva-investigador-1809536.html 

 

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Estamos a chegar ao final de mais um Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Deixamo-vos o registo de algumas das atividades que aconteceram na Biblioteca Escolar de Cuba. Para o ano, haverá mais MIBE!

Vejam, também, o nosso vídeo aqui!


Actualizado em Sexta, 30 Outubro 2015 11:43
 

Ler a 2 - 2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A leitura assume um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional; além disso, é uma ferramenta insubstituível que permite aos leitores aceder ao conhecimento.  Segundo Ribeiro, M. (2005), a leitura, contrariamente a outras áreas do desenvolvimento humano não se adquire espontaneamente (Silva, 2003). A sua aprendizagem exige o ensino directo, que não termina com o domínio da correspondência grafema-fonema, prolonga-se, antes, por toda a vida (Sim-Sim, 1998; Sim-Sim, Duarte & Ferraz, 1997). A aquisição das competências de leitura são uma condicionante essencial de toda a aprendizagem futura e é mais do que justificada a relevância atribuída pela escola ao ensino destas habilidades (Rebelo, 1993).

Para as crianças em fase inicial da aprendizagem da leitura, a formação de unidades significativas a partir dos sons é uma actividade extremamente complexa, exactamente por não existir uma correspondência simples e directa entre unidades acústicas e unidades linguísticas (Borges, 1998). Para além disso, neste processo de aquisição da leitura influem diferentes fatores, dos quais destacamos o contexto educativo e familiar (Citoler & Sanz, 1993a, p.115).

Por este motivo, a Biblioteca escolar de Cuba continua a proporcionar o encontro "Ler a 2": a escola tem um papel determinante no ensino da leitura, mas os pais e/ou encarregados de educação não podem demiti-se do seu papel de educadores. 

Venha ler connosco, venha Ler a 2. Ajude o seu filho/a a crescer mais saudável, porque ler + é ler melhor. Porque ler + é dormir melhor, porque ler + é saber +, ler +=a uma vida melhor! 

webgrafia:

Ribeiro, Marta Flora Almeida Dias, "Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora - http://hdl.handle.net/1822/2999

 

Ler a 2 - 2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A leitura assume um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional; além disso, é uma ferramenta insubstituível que permite aos leitores aceder ao conhecimento.  Segundo Ribeiro, M. (2005), a leitura, contrariamente a outras áreas do desenvolvimento humano não se adquire espontaneamente (Silva, 2003). A sua aprendizagem exige o ensino directo, que não termina com o domínio da correspondência grafema-fonema, prolonga-se, antes, por toda a vida (Sim-Sim, 1998; Sim-Sim, Duarte & Ferraz, 1997). A aquisição das competências de leitura são uma condicionante essencial de toda a aprendizagem futura e é mais do que justificada a relevância atribuída pela escola ao ensino destas habilidades (Rebelo, 1993).

Para as crianças em fase inicial da aprendizagem da leitura, a formação de unidades significativas a partir dos sons é uma actividade extremamente complexa, exactamente por não existir uma correspondência simples e directa entre unidades acústicas e unidades linguísticas (Borges, 1998). Para além disso, neste processo de aquisição da leitura influem diferentes fatores, dos quais destacamos o contexto educativo e familiar (Citoler & Sanz, 1993a, p.115).

Por este motivo, a Biblioteca escolar de Cuba continua a proporcionar o encontro "Ler a 2": a escola tem um papel determinante no ensino da leitura, mas os pais e/ou encarregados de educação não podem demiti-se do seu papel de educadores. 

Venha ler connosco, venha Ler a 2. Ajude o seu filho/a a crescer mais saudável, porque ler + é ler melhor. Porque ler + é dormir melhor, porque ler + é saber +, ler +=a uma vida melhor! 

webgrafia:

Ribeiro, Marta Flora Almeida Dias, "Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora - http://hdl.handle.net/1822/2999

 


Pág. 2 de 18