Escola EBI/JI Fialho de Almeida
 

Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Principal Escola EBI/JI Fialho de Almeida
Escola EBI/JI Fialho de Almeida
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Dicionário terminológico

Tem dúvidas quanto à terminologia linguística para os ensinos básico e secundário? Então, consulte este site:

http://www.esqm.pt/documentos/BE/DICIONARIOTERMINOLOGICO.pdf 

Ciberdúvidas

Dúvidas no português? As respostas estão aqui!

 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Biblioteca Escolar de Cuba (BEC) organiza, pelo quinto ano consecutivo,  o Encontro das Bibliotecas Escolares do Concelho de Cuba.

Ao longo do ano letivo, os alunos das escolas das freguesias têm oportunidade de realizar atividades que são, também, disponibilizadas aos alunos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba. O final do ano letivo é o momento de partilhar as diferentes experiências e trabalhos realizados pelos alunos e professores em articulação com a BEC.

 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Chegaram as férias de verão. O período de descanso, pelo qual os alunos e professores anseiam, chegou, pelo menos para os alunos. É um merecido descanso. Recarregar baterias para a "rentrée". Com muito passeios, mergulho, convívio e livros à mistura - esperamos nós!

O professor Francisco Goulão enviou para a nossa biblioteca mais um dos seus fantásticos desenhos, que ilustra bem a época "veranesca". Boas festas a todos!

E não esqueçam: visitem regularmente as bibliotecas, leiam muito!

Até setembro!

 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Biblioteca Escolar

A transformação da escola frente à sociedade do conhecimento passa, sobretudo, pela actuação da biblioteca escolar e por suas práticas informativas e educativas contextualizadas no projecto pedagógico para não somente transmitir informação, mas também gerar uma actividade cognitiva.

(Moran, 1994)

As bibliotecas actuais, conceptualmente diferentes das tradicionais por via dos contributos da era digital, implicam alterações no acesso, selecção, uso e comunicação da informação. São novas as necessidades dos utilizadores. As transformações que se verificaram nos últimos anos tiveram repercussões nas bibliotecas escolares: as tecnologias da informação e comunicação evoluíram de tal forma que novos desafios se colocam às bibliotecas, nomeadamente, tornar a biblioteca num serviço onde os seus utilizadores podem adquirir um conjunto de competências que os tornem mais autónomos na pesquisa, selecção e organização da informação.

Entendemos ser necessário, portanto,  promover a Biblioteca Escolar (BE), não apenas como colaboradora no processo de aprendizagem, mas como uma parte integrante do mesmo, cujo plano de intervenção decorre do Projectivo Educativo de Agrupamento. O objectivo central é tornar a BE num recurso fundamental que promova a melhoria das aprendizagens, o ensino integrado das Tecnologias da Informação e da Comunicação (utilização dos diferentes softwares para o desenvolvimento de diferentes competências e literacias) e o fomento da leitura de textos, literários e informativos, em diferentes suportes.