Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Poesia à solta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Clube de Leitura da EB Fialho de Almeida "Os Thekas" tem agora um novo nome: em homenagem a Fialho de Almeida, a nova designação é "Os Gathekas". Se há ratos de biblioteca, o certo é que também há gatos de biblioteca! Que o diga, Agostinho da Silva que partilhava as suas leituras com os seus gatos. Muda o nome, persistem as atividades do clube: Neste mês, Os Gatekas leram diversos poemas de autores portugueses e estrangeiros e selecionaram os seus favoritos para lerem na atividade "Poesia à solta", no Dia Mundial da Poesia (21 de março). Desta atividade consta um percurso por alguns locais da vila onde Os Gathekas leem as suas poesias. Este ano, o roteiro teve início na Biblioteca escolar.

 

A primeira paragem foi no Centro de saúde de Cuba, onde os alunos deliciaram os presentes com as suas leituras. Palmas e um "Não leem mais?" foi o incentivo necessário para os inseguros leitores. A paragem seguinte foi no Lar da Misericórdia. O convívio com a geração mais velha fez-se com leituras partilhadas: Os Gathekas leram para os utentes do Lar, mas estes também presentearam os alunos com a leitura de poemas de sua autoria. O Pedro Malandro, poeta popular, ofereceu-nos um poema e, a Dª Mariana, ofereceu-nos dois. Obrigado!

 


Esta parte do convívio prolongou-se de tal forma, que apenas nos restou tempo para ler no largo Cristóvão Colon. Os transeuntes pararam e ouviram os nossos poemas. E recebemos os parabéns pela iniciativa. E oferecemos poemas, de diferentes autores, no café e aos que assistiram à declamação. Obrigado, Gathekas!

Actualizado em Quarta, 23 Março 2011 11:18