Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Principal Editoriais Março: há Fialho de Almeida, há poesia, há leitura!

Março: há Fialho de Almeida, há poesia, há leitura!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 


Cada presente do indicativo do verbo haver do título poderia ser uma interjeição, um hino a cada um dos sujeitos. Março é o mês do centenário da morte do escritor Fialho de Almeida, alentejano de Vila de Frades, residente, num período da sua vida, em Cuba, vila onde veio a morrer. Março é o mês da poesia, que se comemora no dia 21. Março é a Semana da leitura, uma iniciativa do PNL (Plano Nacional de Leitura), cujo objetivo é estimular dinâmicas e ambientes de leitura que envolvam toda a escola e se alarguem à comunidade. O tema sugerido para este ano é a relação Leitura - Energia - Floresta, conjugando assim a Semana da Leitura com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente com o ambiente e a sustentabilidade.
Fialho de Almeida morreu há cem anos e a evocação da data tem lugar de destaque em Cuba. As atividades evocativas resultam de uma articulação entre as câmaras  de Cuba e Vidigueira, a Junta de Freguesia de Vila de Frades e a colaboração da Escola Básica Fialho de Almeida de Cuba (EB). Na sexta-feira, dia 4 é de dia de inauguração da exposição sobre a vida e a obra de fialho de Almeida, na Biblioteca Municipal de Cuba e, logo a seguir, Conversas.Com Fialho de Almeida. São convidados o Professor Cândido Franco e o Doutor Palminha da Silva e colaboram os alunos da EB e os membros do Clube de Leitura da RBCC (Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba). No sábado, dia 5, é dia de romagem ao jazigo do escritor. A romagem inclui um roteiro pela casa do escritor e pelo monumento a Fialho, antes do percurso final da romagem, até ao jazigo, no cemitério de Cuba. Nesta romagem, a colaboração dos alunos da EB com leitura de excertos da obra do escritor, o cante alentejano, na voz dos grupos corais da nossa terra e a voz de Eunice Muñoz na leitura de um poema do escritor. O doutor Palminha da Silva fará também um elogio de sua autoria.
Na semana de 14 a 18 há leitura nas bibliotecas. O plano da Semana da leitura define-se em articulação com as bibliotecas escolares e municipal. O momento alto e muito aguardado é no dia 16, com a visita da escritora Ana Maria Magalhães. Destaque ainda, no rol de atividades, para o dia 18, às 21h, no encontro Ler a 2, projeto de leitura a par. Um encontro para pais e filhos com a participação da Trupe Mainante. É de não perder!
Na semana de 21 a 26 há poesia. Na segunda-feira os alunos do Clube de Leitura da EB vão ler poemas pela vila e alguns membros do Clube de Leitura da RBCC acompanham-nos. No dia 25 há Encontro com a Poesia na Biblioteca Municipal.
Mês de março - Ah, Fialho de Almeida! Ah, poesia! Ah, leitura!

Actualizado em Sexta, 18 Março 2011 11:43