Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

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A Biblioteca Escolar

A transformação da escola frente à sociedade do conhecimento passa, sobretudo, pela actuação da biblioteca escolar e por suas práticas informativas e educativas contextualizadas no projecto pedagógico para não somente transmitir informação, mas também gerar uma actividade cognitiva.

(Moran, 1994)

As bibliotecas actuais, conceptualmente diferentes das tradicionais por via dos contributos da era digital, implicam alterações no acesso, selecção, uso e comunicação da informação. São novas as necessidades dos utilizadores. As transformações que se verificaram nos últimos anos tiveram repercussões nas bibliotecas escolares: as tecnologias da informação e comunicação evoluíram de tal forma que novos desafios se colocam às bibliotecas, nomeadamente, tornar a biblioteca num serviço onde os seus utilizadores podem adquirir um conjunto de competências que os tornem mais autónomos na pesquisa, selecção e organização da informação.

Entendemos ser necessário, portanto,  promover a Biblioteca Escolar (BE), não apenas como colaboradora no processo de aprendizagem, mas como uma parte integrante do mesmo, cujo plano de intervenção decorre do Projectivo Educativo de Agrupamento. O objectivo central é tornar a BE num recurso fundamental que promova a melhoria das aprendizagens, o ensino integrado das Tecnologias da Informação e da Comunicação (utilização dos diferentes softwares para o desenvolvimento de diferentes competências e literacias) e o fomento da leitura de textos, literários e informativos, em diferentes suportes.