Ler a 2 - 2015
 

Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Ler a 2 - 2015

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A leitura assume um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional; além disso, é uma ferramenta insubstituível que permite aos leitores aceder ao conhecimento.  Segundo Ribeiro, M. (2005), a leitura, contrariamente a outras áreas do desenvolvimento humano não se adquire espontaneamente (Silva, 2003). A sua aprendizagem exige o ensino directo, que não termina com o domínio da correspondência grafema-fonema, prolonga-se, antes, por toda a vida (Sim-Sim, 1998; Sim-Sim, Duarte & Ferraz, 1997). A aquisição das competências de leitura são uma condicionante essencial de toda a aprendizagem futura e é mais do que justificada a relevância atribuída pela escola ao ensino destas habilidades (Rebelo, 1993).

Para as crianças em fase inicial da aprendizagem da leitura, a formação de unidades significativas a partir dos sons é uma actividade extremamente complexa, exactamente por não existir uma correspondência simples e directa entre unidades acústicas e unidades linguísticas (Borges, 1998). Para além disso, neste processo de aquisição da leitura influem diferentes fatores, dos quais destacamos o contexto educativo e familiar (Citoler & Sanz, 1993a, p.115).

Por este motivo, a Biblioteca escolar de Cuba continua a proporcionar o encontro "Ler a 2": a escola tem um papel determinante no ensino da leitura, mas os pais e/ou encarregados de educação não podem demiti-se do seu papel de educadores. 

Venha ler connosco, venha Ler a 2. Ajude o seu filho/a a crescer mais saudável, porque ler + é ler melhor. Porque ler + é dormir melhor, porque ler + é saber +, ler +=a uma vida melhor! 

webgrafia:

Ribeiro, Marta Flora Almeida Dias, "Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora - http://hdl.handle.net/1822/2999