Ana Paula Figueira
Este mês, o destaque vai para uma autora alentejana: Ana Paula Figueira.
Ana Paula Morais Pires Figueira nasceu em Beja. É docente no Instituto Politécnico de Beja, doutorada em Gestão de Empresas, na área específica do Marketing e pós-doutorada no âmbito da linha de investigação em "Estratégias e Políticas Territoriais" pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) - Universidade de Lisboa.
Integra a equipa de avaliação e acreditação dos cursos superiores em Turismo (politécnico) da Âgencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Paralelamente à actividade académica tem estado, desde sempre, ligada a projectos externos e de intervenção social e comunitária. Salientam-se, mais recentemente, a concepção e desenvolvimento dos projectos culturais "Conversas Tertulianas" (2008-2009) e "em.cantos" (Setembro 2009 - Julho 2010). Desde o início de 2011 que assina uma coluna de opinião com publicação regular no jornal "Diário do Alentejo".
É co-autora da obra "13... Sem Reservas Nem Tabus", cujo lançamento foi realizado em Maio de 2010 e que resultou das entrevistas que realizou a 13 figuras públicas que se destacaram em diversos sectores da sociedade portuguesa.
Em 2011 escreveu o seu primeiro livro de ficção - "amor e bondade com cheiro a madressilva" - e ainda um livro técnico: "Marketing Territorial - uma nova dimensão do marketing".
in, http://www.calendario.pt/index.php?id=66&tbl=cal_autores
Neste mês de outubro, e no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, esteve na nossa biblioteca a apresentar o livro "Será que amanhã ainda me amas?", o primeiro de uma coleção de quatro, da Coleção IPSUM, dirigidos especialmente ao segmento 7-9/10 anos. Cada um dos livros aborda um tema diferente - o divórcio, a violência doméstica, o luto, a vivência com pais com doenças mentais - desenvolvido na ótica da criança. A não perder!