Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba
 

Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Documentos da Rede

Protocolo de Cooperação Manual de Procedimentos do Portal

Ana Paula Figueira - outubro 2014

Ana Paula Figueira Este mês, o destaque vai para uma autora alentejana: Ana Paula Figueira. Ana ...

Concurso Nacional de Leitura 2018

A BEC (Biblioteca escolar de Cuba) participa, como é habitual, no Concurso Nacional de Leitura,...

dezembro 2016

Em dezembro há férias, logo...há tempo para ler +!Eis as nossas sugestões par o mês de dezembro:Pré...

  • Documentos da Rede

    Quinta, 11 Março 2010 17:52
  • Ana Paula Figueira - outubro 2014

    Terça, 28 Outubro 2014 10:34
  • Concurso Nacional de Leitura 2018

    Terça, 09 Janeiro 2018 12:43
  • dezembro 2016

    Segunda, 12 Dezembro 2016 14:42
  • CONVITE: Apresentação do Livro de Jorge Serafim "A Minha boca parece um deserto"

    Sexta, 30 Maio 2014 08:50
Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

Livros do mês

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Este mês propomos...

Para os alunos de 2º e 3º ciclos:

Sinopse:

Um repórter fotogréfico suicida-se depois de ganhar o mais cobiçado prémio internacional, com uma fotografia sobre o massacre de Chiapas, no México. Numa enigmática carta de despedida existe uma frase incompeensível: o que é um homem com um garfo numa terra de sopas?

in, http://www.fnac.pt/Um-homem-com-um-garfo-numa-terra-de-sopas-FABRA-JORDI-SIERRA-I/a187201

Para os alunos de pré-escolar e 1º ciclo:

...Isabel e Nicolau voam no seu barco.Com a ajuda das cegonhas, transformam-no num arca acolhedora. Todos os que sofrem na Terra têm lugar a bordo...1800 crianças de todo o mundo trabalharam com Quentin Blake para fazer descolar esta assombrosa história.

in, http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/um-barco-no-ceu/9789728781637/

 

Boas Leituras!

 

Primavera

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O professor Goulão celebra a primavera, numa multiplitude de cores e signos. Desfrutem!

Celebrar a primavera

Actualizado em Sexta, 23 Março 2012 10:10
 

Março, marçagão...

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O mês de março traz consigo a promessa da primavera.

O mês de março traz consigo, no dia 8, a promessa de manutenção da lembrança do papel determinante que as mulheres têm, historicamente, e  na sociedade atual. Se se justicfica a comemoração deste dia? Cito, Michelle Bachelet, a diretora-executva da ONU Mulher, "Em todo o mundo, as mulheres continuam a ganhar menos que os homens para executar o mesmo trabalho. Em muitos países, elas também têm acesso desigual à terra e aos direitos de herança. E, apesar de avanços notórios, as mulheres representam apenas 19% das legislaturas, 8% dos negociadores da paz e apenas 28 mulheres ocupam cargos de chefe de estado ou de governo" . A comemoração deste dia é , sem dúvida, determinante para que a igualdade de género seja uma realidade, assim como o empowerment da mulher.

O mês de março traz a celebração da poesia a 21.

O mês de março traz, por via do Plano Nacional de Leitura, a Semana da Leitura e, esta semana, traz às escolas a cooperação e a solidariedade. No nosso agrupamento, decorre de 19 a 22, de modo a integrar o Dia Mundial da Poesia. Do plano de atividades constam worshops e exposição sobre BD, atividades de animação e promoção da leitura, um encontro com a escritora Beatriz Lima, que apresenta o seu livro, Anjo de Cristal, a feira "Toma lá, dá cá" que promove a troca de livros usados, e sessões de poesia: pelas ruas de Cuba há "poesia à solta" pelos alunos do Clube de leitura e Noite de poesia "Ler a 2 em diferentes línguas". As atividades decorrem na Biblioteca Escolar e na Biblioteca Municipal e resultam da programação realizada pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba. Brevemente divulgaremos o calendário de atividades.

Participa!

Março, marçagão: leituras, mulher, poesia, solidariedade e cooperação.

Actualizado em Quinta, 19 Abril 2012 09:19
 

Livros do Mês

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF


Pré-escolar e 1º ano de escolaridadeEste é o livro do mês, que apresentamos como sugestão de leitura para o . Vem requisitá-lo!

Livro do mês

Sinopse - O Pato Camponês de Martin Waddell

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de Português do 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I.

Era uma vez um pato que tinha o azar de viver com um camponês preguiçoso. Enquanto o pato trabalhava, o camponês ficava na cama — até que um dia os outros animais decidiram entrar em acção.
Para os alunos de 2º ciclo sugerimos A Cerejeira da Lua e outras histórias chinesas, de António Torrado
A cerejeira da lua
Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade I. 

A Cerejeira da Lua e outras Histórias Chinesas reúne um total de 4 histórias, sendo uma delas inédita e tendo as restantes três sido já publicadas separadamente, em 1990, pelo Instituto Cultural de Macau. As ilustrações, realizadas propositadamente para esta edição, são de Alain Corbel, ilustrador francês residente em Portugal e galardoado com o Prémio Nacional de Ilustração relativo a 2002.
 

Projetar o futuro com a leitura

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O começo de um novo ano  é, tradicionalmente, época de reflexão, de promessas de novas atitudes e, como tal, altura propícia para se projetar a mudança. A difícil arte de projetar um futuro assente na mudança, requer, no entanto, e ainda que aparentemente de modo paradoxal, suportes estáveis, pilares fortes. No que concerne a educação dos filhos, acreditamos que, uma grande parte das crinças se educam, com efeito, a si próprias, ou entre elas. Quem é pai/mãe ter-se-à, esporadica, se não frequentemente, ouvido dizer "mas onde foste tu aprender isso?", remetendo a responsabilidade da educação a outrém. Paradigmático? Então, o princípio da alteridade no discurso educativo não deverá ser este. Se é verdade  que os princípios da ciência da educação nem sempre estiveram ao alcance dos pais, também é verdade que são, habitualmente, relutantes em seguir conselhos, pois continuam, ainda a pensar que as suas experiências como crianças os habilitam a educar os seus próprios filhos, à sua maneira, segundo a sua filosofia de vida e dentro dos mesmos padrões de relações que vigoravam quando eram pequenos. É esquecer que a mudança é recorrente, tanto a nível social como económico, cultural e educativo e que, estes diferentes níveis, interagem e criam a necessidade de refletir e atuar em conformidade com o novo paradigma que daí advém. Admitimos, pois, que alguns pais se sintam perdidos na árdua tarefa de educar. A escola tem responsabilidades nesta matéria, mas não pode ser a única a assumir tal desiderato.

Educar, diz-se, é semear com sabedoria e colher com paciência. Este é, de alguma forma, o mote do projeto que a Biblioteca Escolar, em parceria com a Biblioteca Municipal, desenvolve para pais e filhos. O projeto "Ler a 2", que enforma os princípios do projeto de leitura a par promovido pelo PNL, já vai no seu quarto ano,  e continua a juntar pais e filhos na dupla intenção de estimular o gosto pela leitura e a partilha de momentos que facilitem a troca de ideias sobre o lido - em suma, convivência de qualidade entre pais e filhos, momentos únicos para a aprendizagem e verdadeiro envolvimento parental. Lançam-se, assim, em pequenos passos, os suportes para o diálogo entre pais e filhos, gera-se a mudança, prepara-se e cria-se confiança no futuro.


O último encontro decorreu na Biblioteca Municipal e, além do balanço do projeto, sugestões de leitura e propostas de atividades, foi apresentado o livro de Ana Paula Figueira  “Amor e Bondade com Cheiro a Madressilva”. Um serão, segundo os participantes, muito bem passado, interessante e a repetir já no próximo mês de março, durante a Semana da Leitura. Até lá, encontro marcado com a leitura. A 2, de preferência.


Bom ano 2012 e boas leituras a 2!