Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Documentos da Rede

Protocolo de Cooperação Manual de Procedimentos do Portal

Ana Paula Figueira - outubro 2014

Ana Paula Figueira Este mês, o destaque vai para uma autora alentejana: Ana Paula Figueira. Ana ...

Concurso Nacional de Leitura 2018

A BEC (Biblioteca escolar de Cuba) participa, como é habitual, no Concurso Nacional de Leitura,...

dezembro 2016

Em dezembro há férias, logo...há tempo para ler +!Eis as nossas sugestões par o mês de dezembro:Pré...

  • Documentos da Rede

    Quinta, 11 Março 2010 17:52
  • Ana Paula Figueira - outubro 2014

    Terça, 28 Outubro 2014 10:34
  • Concurso Nacional de Leitura 2018

    Terça, 09 Janeiro 2018 12:43
  • dezembro 2016

    Segunda, 12 Dezembro 2016 14:42
  • CONVITE: Apresentação do Livro de Jorge Serafim "A Minha boca parece um deserto"

    Sexta, 30 Maio 2014 08:50
Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

Do webook? Do web book?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Num dos editoriais do ano letivo transato assumimos que a formação de cidadãos livres, participativos e conscientes decorre da educação parental e nela ancora. Nesse mesmo editorial referíamos, também, o papel determinante da escola na formação dos homens de amanhã. Ou será que a formação de cidadãos livres, participativos e conscientes decorre da educação escolar e nela ancora, mas a família tem um papel determinante na formação dos homens de amanhã? Em meios semi-rurais, como este em que a escola de Cuba se insere, a cultura escolar nem sempre é devidamente valorizada pelos pais e restante comunidade, pelo que, a escola terá que assumir a sua centralidade na construção de laços que a vinculem à comunidade, nomeadamente, através de ações que envolvam os diferentes atores sociais na sua empresa formadora. A proximidade e parcerias com a comunidade são um dos pontos chave para a sua valorização e, consequentemente, para a formação dos, supra-referidos, cidadãos livres, participativos e conscientes do seu papel na sociedade. assumamos, portanto, que melhorar as atitudes dos alunos, significa intervir, também, a nível da comunidade e das famílias.  Diferentes possibilidades de projetos e parcerias proporcionam experiências e aprendizagens que promovem o desenvolvimento de competências ao nível das diferentes literacias. É nesta linha de pensamento que emerge a ação: O Projecto WeBook – Práticas inovadoras de Estímulo à Literacia e ao Envolvimento Parental na Escola - visa contribuir para a redução dos impactos negativos e dos efeitos de médio e longo prazo que os maus hábitos de leitura (ou a sua ausência) promovem nos grupos mais jovens e, consequentemente, nas suas futuras competências pessoais e profissionais. Simultaneamente, pretende-se garantir que o processo de desenvolvimento da literacia nos alunos seja ativamente participado pelas famílias/encarregados de educação, facultando-lhes uma aprendizagem mais sólida e continuada.

 

Actualizado em Quinta, 04 Outubro 2012 11:01 Continuar...
 

Exposição: História da Música - Biblioteca Municipal de Cuba

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Hitória da Música

 

V Encontro das Bibliotecas Escolares 2012

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Biblioteca Escolar de Cuba (BEC) organiza, pelo quinto ano consecutivo,  o Encontro das Bibliotecas Escolares do Concelho de Cuba.

Ao longo do ano letivo, os alunos das escolas das freguesias têm oportunidade de realizar atividades que são, também, disponibilizadas aos alunos da escola sede do Agrupamento de Escolas de Cuba. O final do ano letivo é o momento de partilhar as diferentes experiências e trabalhos realizados pelos alunos e professores em articulação com a BEC.

 

É maio, é Viv'à Cuba - Livros & Companhia

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Município de Cuba e o Agrupamento de Escolas de Cuba vão realizar, de 25 a 27 de Maio, o Vivácuba – Livros & Companhia, evento que procura intervir na área da cultura, permitindo divulgar e valorizar o concelho em diferentes áreas, como a música, a dança, o cante, a pintura, a gastronomia e o artesanato.

Esta edição integra o projeto “Cuba En'Cante”, desenvolvido em parceria com a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, com o qual se pretende valorizar e promover um dos produtos culturais mais genuínos da região – O Cante.

Ao longo dos três dias em que o evento decorre, pretendem-se promover dois tipos de ações, integradas:

Ações dispersas pelo espaço urbano onde o Cante acontece, com caráter de “espontaneidade programada”, no seu ambiente natural, em adegas e restaurantes;

Ações centralizadas desenvolvidas em espaço exterior acolhedor e centralizado, de múltipla utilização (Largo da Bica), onde se localizarão expositores temáticos, representações institucionais dos agentes culturais locais e regionais, representações institucionais dos agentes culturais convidados (nacionais e internacionais), espaços de atelier artístico prático, tasquinha e palco principal.

Da programação definida destaque-se a participação do Grupo Polifónico Internacional Georgiano - Batumi - State Vocalband of Adjara.

(in, http://www.cm-cuba.pt/, acedido em 22-01-2012)

Consulte o programa aqui

 

Actualizado em Terça, 22 Maio 2012 13:44
 

Exposição de Pintura de Henrique Gabriel

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Abril - Porque Sim!

A exposição de Henrique Gabriel "Rostos das Palavras de Abril" patente na galeria de exposição da Biblioteca Municipal de Cuba transmite-nos uma mensagem de Liberdade e de Amor com o propósito de justificar  o porquê do 25 de abril, sobretudo pelo que ele projeta do passado para o tempo presente e futuro.  
"É a sua Vila Morena, a sua forma de perguntar "ao vento que passa"... o que sucederá "depois do adeus"!
As respostas estão todas nesta homenagem aos que lhe ensinaram abril antes dele acontecer. (...)
Daí abril porque sim!" (Rui Freitas)

Visite esta magnifica exposição de pintura, uma mensagem de liberdade que pretende justificar "a razão de ser do 25 de abril". (Vasco Lourenço) através de 25 quadros, 25 rostos, 25 mensagens alusivas a um dia 25 cuja memória não queremos que se apague...

 

Actualizado em Sexta, 20 Abril 2012 15:36