Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba
 

Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Documentos da Rede

Protocolo de Cooperação Manual de Procedimentos do Portal

Ana Paula Figueira - outubro 2014

Ana Paula Figueira Este mês, o destaque vai para uma autora alentejana: Ana Paula Figueira. Ana ...

Concurso Nacional de Leitura 2018

A BEC (Biblioteca escolar de Cuba) participa, como é habitual, no Concurso Nacional de Leitura,...

dezembro 2016

Em dezembro há férias, logo...há tempo para ler +!Eis as nossas sugestões par o mês de dezembro:Pré...

  • Documentos da Rede

    Quinta, 11 Março 2010 17:52
  • Ana Paula Figueira - outubro 2014

    Terça, 28 Outubro 2014 10:34
  • Concurso Nacional de Leitura 2018

    Terça, 09 Janeiro 2018 12:43
  • dezembro 2016

    Segunda, 12 Dezembro 2016 14:42
  • CONVITE: Apresentação do Livro de Jorge Serafim "A Minha boca parece um deserto"

    Sexta, 30 Maio 2014 08:50
Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - 2014

As nossas atividades de comemoração do Mês da Biblioteca Escolar já começaram!

Desde o hall e pelo corredor tens, no chão, o mapa de ideias sobre a leitura, que te leva até à BE; no teto do corredor tens livro que te orientam, também, no sentido da leitura; aqui tens outro mapa de ideias que te orientam - é o cartaz com as atividades que iremos realizar:

Esperamos por ti!

 

 

Projeto WeBook - Práticas inovadoras de estímulo à literacia e ao envolvimento parental

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Projeto WeBook – Práticas inovadoras de Estímulo à Literacia e ao Envolvimento Parental na Escola - teve o seu término em julho de 2014. Durante um período de dois ano letivos (2012/13 e 2013/14), o projeto visou contribuir para a redução dos impactos negativos e dos efeitos de médio e longo prazo que a ausência de hábitos de leitura promovem nos grupos mais jovens e, consequentemente, nas suas futuras competências pessoais e profissionais. Pretendeu-se garantir que o processo de desenvolvimento da literacia nos alunos fosse ativamente participado pelas famílias/encarregados de educação, facultando-lhes uma aprendizagem mais sólida e continuada.

O desenvolvimento das ações permitiu dinamizar a Biblioteca Municipal de Cuba e a Biblioteca Escolar e cumpriu os seus principais propósitos, nomeadamente no que concerne ao aumento dos níveis de literacia e a melhoria da articulação entre a BMC e a Rede de Bibliotecas de Cuba. Favoreceu-se, assim, uma maior parceria no desenvolvimento de projetos comuns. Para além da BMC, o projeto envolveu toda a rede de bibliotecas a nível local, as famílias, as novas tecnologias de informação e comunicação e o know-how técnico-pedagógico dos agentes intervenientes. Para o desenvolvimento do projeto foi constituída uma parceria transnacional, onde se integraram duas regiões parceiras. O projeto teve, como entidade promotora a nível nacional, a Câmara Municipal de Cuba e, como consórcios, o Agrupamento de Escolas de Cuba, a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Cuba e a associação MIB; no que respeita ao país parceiro, a Itália, especificamente a Província de Reggio Calábria, uma escola da região (ITI Panella), a Associação de Pais e uma associação de desenvolvimento (PRONEXUS).

O plano de ação integrou um conjunto de atividades multidisciplinares, onde se destacou a formação de técnicos e agentes educativos, a sensibilização de técnicos, alunos e famílias, atividades lúdico-pedagógicas, seminários transnacionais, intercâmbios de experiências, identificação e apropriação de boas práticas.

Em resumo, um projeto que aproximou a escola e a comunidade, a escola e as famílias e que conduziu a uma melhor atitude dos alunos face à escola e ao ensino. Um projeto com os livros, um projeto com web, um projeto com pessoas, um projeto com ação. Do we book(ed)? Do web book(ed)? Yes, WeBook(ed) ;) !

Nas imagens, diferentes momentos de atividades realizadas nas salas de aula, nas bibliotecas, no Viv'à Cuba - Livros & Companhia em 2013 e no 25 de Abril de 2013.

Actualizado em Terça, 07 Outubro 2014 14:22
 

Setembro - regresso às aulas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O título pouco original retrata a rotina a que está sujeita a nossa sociedade. De algum modo, o calendário escolar  regula a nossa vida. Pais e filhos esquecem que há um ano civil que começa em janeiro e termina em dezembro. e com alguma razão: atualmente o regresso escolar coincide, também, com a rentrée cultural, coincide quase, quase, com a judicial e  induz-nos, finalmente, num pensamento utópico e sem sentido, dirão: fazer coincidir o ano civil com o ano escolar.

Considerações prévias à parte, a escola começou, mas não começou de forma brilhante, de tal forma que as organizações sindicais, reunidas no dia 15 de setembro, em Lisboa, solicitaram uma reunião urgente ao MEC, a propósito do problema gravíssimo dos concursos (in, www.fenprof.pt); escolas fecharam as portas (no nosso concelho é a escola de Vila Ruiva a visada), ficando por determinar o número de alunos que, de norte a sul terão que se deslocar das suas terras para cumprirem a escolaridade obrigatória.

Difícil de ultrapassar esta situação, pelo que o melhor será congratularmo-nos com o que a escola tem de bom (e a sociedade civil, também!). Uma das coisas boas é que a biblioteca escolar (BE) volta a encher-se de alunos que procuram todos os recursos que temos para lhes oferecer. Os professores encontram aqui um espaço agradável espaço de trabalho e lazer. Os pais entram, requisitam livros para os filhos (também o podem fazer para usufruto dos próprios). É aqui, ainda, o regresso à normalidade. Que assim continue!

E bom regresso a todos!

 

CONVITE: Apresentação do Livro de Jorge Serafim "A Minha boca parece um deserto"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Convite apresentação do livro de Jorge Serafim

Actualizado em Sexta, 30 Maio 2014 10:46
 

VII Encontro das Bibliotecas Escolares

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No próximo dia 04 de junho de 2014, a Biblioteca Escolar de Cuba promove o VII Encontro da Bibliotecas Escolares do Concelho de Cuba.
É um momento de partilha das atividades realizadas ao longo do ano no âmbito dos diferentes projetos da biblioteca escolar. É, também um momento de balanço sobre o trabalho efetuado e de reflexão conjunta sobre rumos futuros.
Um dos momento de animação estará a cargo do grupo de sevilhanas "Olé niñas" do Agrupamento de Escolas de Cuba.

Actualizado em Sexta, 30 Maio 2014 10:42