Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

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Concurso Nacional de Leitura 2018

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Rede de Bibliotecas do Concelho de Cuba

Ler a 2 - 2015

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A leitura assume um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional; além disso, é uma ferramenta insubstituível que permite aos leitores aceder ao conhecimento.  Segundo Ribeiro, M. (2005), a leitura, contrariamente a outras áreas do desenvolvimento humano não se adquire espontaneamente (Silva, 2003). A sua aprendizagem exige o ensino directo, que não termina com o domínio da correspondência grafema-fonema, prolonga-se, antes, por toda a vida (Sim-Sim, 1998; Sim-Sim, Duarte & Ferraz, 1997). A aquisição das competências de leitura são uma condicionante essencial de toda a aprendizagem futura e é mais do que justificada a relevância atribuída pela escola ao ensino destas habilidades (Rebelo, 1993).

Para as crianças em fase inicial da aprendizagem da leitura, a formação de unidades significativas a partir dos sons é uma actividade extremamente complexa, exactamente por não existir uma correspondência simples e directa entre unidades acústicas e unidades linguísticas (Borges, 1998). Para além disso, neste processo de aquisição da leitura influem diferentes fatores, dos quais destacamos o contexto educativo e familiar (Citoler & Sanz, 1993a, p.115).

Por este motivo, a Biblioteca escolar de Cuba continua a proporcionar o encontro "Ler a 2": a escola tem um papel determinante no ensino da leitura, mas os pais e/ou encarregados de educação não podem demiti-se do seu papel de educadores. 

Venha ler connosco, venha Ler a 2. Ajude o seu filho/a a crescer mais saudável, porque ler + é ler melhor. Porque ler + é dormir melhor, porque ler + é saber +, ler +=a uma vida melhor! 

webgrafia:

Ribeiro, Marta Flora Almeida Dias, "Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora - http://hdl.handle.net/1822/2999

 

Ler a 2 - 2015

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A leitura assume um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional; além disso, é uma ferramenta insubstituível que permite aos leitores aceder ao conhecimento.  Segundo Ribeiro, M. (2005), a leitura, contrariamente a outras áreas do desenvolvimento humano não se adquire espontaneamente (Silva, 2003). A sua aprendizagem exige o ensino directo, que não termina com o domínio da correspondência grafema-fonema, prolonga-se, antes, por toda a vida (Sim-Sim, 1998; Sim-Sim, Duarte & Ferraz, 1997). A aquisição das competências de leitura são uma condicionante essencial de toda a aprendizagem futura e é mais do que justificada a relevância atribuída pela escola ao ensino destas habilidades (Rebelo, 1993).

Para as crianças em fase inicial da aprendizagem da leitura, a formação de unidades significativas a partir dos sons é uma actividade extremamente complexa, exactamente por não existir uma correspondência simples e directa entre unidades acústicas e unidades linguísticas (Borges, 1998). Para além disso, neste processo de aquisição da leitura influem diferentes fatores, dos quais destacamos o contexto educativo e familiar (Citoler & Sanz, 1993a, p.115).

Por este motivo, a Biblioteca escolar de Cuba continua a proporcionar o encontro "Ler a 2": a escola tem um papel determinante no ensino da leitura, mas os pais e/ou encarregados de educação não podem demiti-se do seu papel de educadores. 

Venha ler connosco, venha Ler a 2. Ajude o seu filho/a a crescer mais saudável, porque ler + é ler melhor. Porque ler + é dormir melhor, porque ler + é saber +, ler +=a uma vida melhor! 

webgrafia:

Ribeiro, Marta Flora Almeida Dias, "Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora - http://hdl.handle.net/1822/2999

 

Dia da Mãe

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A mais antiga comemoração do dia da mãe é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Segundo a Enciclopédia Britânica é "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia". Além disso, a adoração formal da mãe, com cerimónias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor. Atualmente, em Portugal, o dia da Mãe acontece no primeiro domingo de maio e continua a ser uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade.

(in,http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_M%C3%A3es#Hist.C3.B3ria, adaptado)

 A Biblioteca Escolar de Cuba promoveu atividades alusivas a este dia nas freguesias de Vila Alva e Faro do Alentejo: livros com histórias de mães e filhos/as, realização de origamis (corações de mãe, claro!). Fica o registo destes momentos, para os visualizar, clique nos links abaixo:

Faro do Alentejo

Vila Alva



Actualizado em Terça, 12 Maio 2015 14:39
 

Dia Aberto à Comunidade 2015

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O Dia Aberto à Comunidade, que decorreu no Agrupamento de escolas de Cuba, no dia 20 de março de 2015 foi um importante momento de partilha entre os elementos da nossa comunidade. Do programa constaram ações de prevenção rodoviária, mostras tecnológicas, ateliês das diferentes disciplinas, exposições e um seminário. Clique aqui para ver o registo!




Actualizado em Quarta, 08 Abril 2015 08:40
 

Dia Aberto à Comunidade 2015

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O Agrupamento de Escolas de Cuba vai, pelo terceiro ano consecutivo, brindar a Comunidade Educativa com o evento “Dia Aberto à Comunidade”.  Neste dia, pais e encarregados de educação, parceiros do agrupamento e outras pessoas da nossa comunidade poderão conhecer as suas instalações, os projetos em curso, iniciativas e oferta educativa, o corpo docente e as atividades que realizam em sala de aula e o pessoal não docente. Na parte da tarde, haverá um seminário de tecnologias educativas.

Consulta aqui o programa:

Esta é uma oportunidade de enriquecimento mútuo, colmatando as necessidades informativas dos nossos alunos, permitindo um momento especial de contacto e convívio entre toda a comunidade.

Actualizado em Quarta, 18 Março 2015 09:57